Apresentação


Após publicar com sucesso o Guia de Trilhas de Petrópolis e ver que o livro estimulava pessoas a buscarem esta atividade saudável com consciência e responsabilidade, Waldyr Neto pensava em nova empreitada.

Ao mesmo tempo, Ernesto Viveiros de Castro coordenava as discussões sobre zoneamento do Parque, buscando conciliar visitação e conservação. As discussões mostraram que as trilhas e atrativos do PARNASO vão muito além da famosa Travessia Petrópolis - Teresópolis e do Dedo de Deus.

Provocado por Ernesto a escrever um guia que abrangesse toda a área do Parque, Waldyr respondeu de pronto: Ok, mas vamos fazer juntos. Nascia ali a idéia deste livro.

Era dezembro de 2008. Tínhamos um projeto, mas faltava tempo. Quando conseguiríamos percorrer e fotografar todas as trilhas da Serra? O prazo veio com as comemorações dos 70 anos do PARNASO, em 30 de novembro de 2009. O desafio era produzir um guia de qualidade em apenas 11 meses.

A partir daí começou a agradável tarefa de percorrer todos os roteiros, contando com a ajuda de parceiros locais e amigos, aproveitar fins de semana e feriados, produzir mapas, editar e diagramar em meio às atividades profissionais de cada um.

O livro "Parque Nacional da Serra dos Órgãos - Guia de Trilhas, Cachoeiras e Montanhas" está aí. São 43 roteiros detalhados, com muitas fotos e mapas coloridos. Informações sobre tempo, distância, esforço e dificuldades técnicas permitem escolher os roteiros ideais para cada situação. O livro traz ainda informações sobre a história do Parque, sua exuberante fauna e flora, suas montanhas e dicas sobre conduta consciente e segurança em ambientes naturais. Curta as montanhas da Serra dos Órgãos com responsabilidade.