Correção da Primeira Edição - Pico do Eco e Falso Eco

A montanha ao lado, apresentada no livro como Pico do Eco, é na verdade conhecida como Falso Eco. É uma caminhada relativamente curta a partir do Açu que leva a um cume muito bonito, e todas as informações do roteiro "Pico do Eco" do livro se referem a ela.

Estive lá pela primeira vez em 1987 com um guia do CEP que me apresentou a montanha como Pico do Eco. Como costumo sempre buscar as referências mais antigas, essa informação foi publicada no livro. Não sei dizer se a informação estava errada ou se com o tempo a informação correta se perdeu, mas hoje essa montanha é conhecida como Falso Eco.


O verdadeiro Pico do Eco, ao lado, é uma montanha mais a sudeste, cuja caminhada a partir do Açu é mais longa e com orientação mais difícil. Essa caminhada não está descrita no livro, por conta das dificuldades citadas acima. Mas, segundo as definições mais atuais (incluindo o zoneamento do PARNASO) trata-se do Pico do Eco.

Abaixo um mapa destacando o Açu, o Falso Eco e o Pico do Eco. A caminhada ao verdadeiro Pico do Eco só deve ser feita com montanhistas experientes ou que conheçam o caminho.



Clicar no mapa para ampliar.